Valgo dinâmico de joelho. Já ouviu falar?

O valgo dinâmico de joelho nada mais é que o joelho ficar para dentro em movimentos da perna. Essa alteração começou ganhar notoriedade no meio científico e clínico quando houve possíveis associações desse tipo de movimento (valgo dinâmico) com a dor anterior de joelho e lesões de ligamento cruzado anterior (LCA) na prática esportiva.

Essa alteração do movimento de joelho tem relações com movimentos que ocorrem nas articulações do quadril, do próprio joelho e do tornozelo e pé, além de envolver também movimentos de tronco. No quadril ocorre a queda da pelve (bacia) do lado oposto, o fêmur se posiciona e roda para dentro (adução e rotação interna). No joelho a patela (osso da frente do joelho) fica com maior pressão em um único ponto por conta da posição do fêmur. No tornozelo e pé ocorre o que se chama de pronação, que é o maior apoio com a parte mais interna do pé (aquela que possui um arco).

A figura abaixo mostra as alterações do movimento que ocorrem no valgo dinâmico de joelho.

O valgo dinâmico de joelho pode ocorrer por diversas razões, desde limitações de movimentos articulares, força muscular e/ou controle do movimento. O que faz desse movimento algo complexo, por ter possivelmente vários fatores associados.

Na clínica conseguimos avaliar o valgo dinâmico, e até mesmo gerar um escore (“nota”), por meio de um teste chamado “Step down test” (figura abaixo).

Essa alteração de movimento é alvo de discussão no meio acadêmico/clínico devido a sua contribuição ou não para lesões. O valgo dinâmico tem sido mais consistentemente associado a dor anterior de joelho na corrida, mas esse tema ainda é alvo de muitas pesquisas da área de ortopedia e esportes. Mas essa alteração também é alvo para tratamento por muitos especialistas da área de fisioterapia ortopédica e esporte. As estratégias para melhorar esse movimento são diversas e envolvem principalmente o trabalho de controle motor.

Em nossa avaliação a equipe Integra de profissionais de fisioterapia irá indicar o melhor tratamento e a melhor maneira de adequar uma atividade física para equilibrar seu corpo de maneira saudável.

Escrito por: Rodrigo Marcondes – Fisioterapeuta, PhD

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram
Fechar Menu