Os princípios do Método Pilates – Centralização

A Base Para Todos os Exercícios

Nada no método Pilates é por acaso. “The Art of Contrology” (A Arte da Contrologia), como Joseph Pilates chamava o seu método, é baseado em 6 princípios: Controle, centralização, concentração, precisão, respiração e fluidez. Nas próximas postagens, vamos abordar cada um desses princípios tão importantes.

2 – CENTRALIZAÇÃO

O trabalho exigido durante a prática do método Pilates começa e é sustentado a partir do centro de força. Acredita-se que a energia usada para realizar os exercícios de Pilates é extraída do centro do seu ser. Joseph Pilates chamava este centro de força de “POWERHOUSE” (casa de força). A musculatura que forma esse centro de força são: músculos abdominais, músculos das costas, dos quadris (glúteos), musculatura interna das coxas – todos esses músculos formam um cinturão de força no corpo. Todo movimento no Pilates deve iniciar pelo POWERHOUSE (centro de força) e fluir para os membros, para as extremidades do corpo.

“Toda a energia necessária à realização dos exercícios se inicia na casa de força e flui externamente para as extremidades. A energia física é, portanto, exercida a partir do centro a fim de coordenar os movimentos. Desse modo, constrói-se uma sólida fundação na qual se pode confiar durante as atividades diárias.” (Siler, 2008, p.32)

A tomada de consciência da existência e da ativação, da musculatura que forma o centro de força é um primeiro e muito importante passo no desenvolvimento do método. Parece uma coisa banal e simples, mas muitas vezes não é nada fácil. O próximo passo é o fortalecimento e trabalho de resistência do POWERHOUSE, outra etapa que requer treinamento e disciplina. Desenvolver a CENTRALIZAÇÃO é a base, é o que sustenta todo o resto. Sem um centro de força forte não evoluímos à lugar nenhum; se não tivermos um POWERHOUSE ativo e consciente não é Pilates.

Para conferir o primeiro texto “Os princípios do Métodos Pilates – Controle, clique aqui.

Escrito por: Glória Menz (Fisioterapeuta)

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram
Fechar Menu