Você sabe o que é Liberação Miofascial?

A Liberação Miofascial é uma técnica de massagem aplicada em algumas regiões específicas do corpo com função de eliminar tensões musculares localizadas e pequenos nódulos. Estas tensões e nódulos são resultantes de um enrijecimento da fascias, tecido que recobre todos os músculos e tem a função de favorecer o deslizamento entre as musculaturas.

No pré-treino a Liberação Miofacial é recomendada pela sua capacidade de aumentar o fluxo sanguíneo e temperatura na região massageada favorecendo uma maior mobilidade e flexibilidade. Ao complementar realizando a ativação muscular afastamos o risco de lesão.

Já no pós-treino, a técnica de massagem ajuda a evitar dores musculares, provenientes da sobrecarga do treino, diminui tensões e ajuda a recuperação muscular.

Existem duas maneiras de se fazer a liberação miofascial: a auto-liberação miofascial, onde a pessoa utiliza de acessórios para liberar à si mesma e existe a liberação miofascial realizada por um profissional especializado, sendo essa última uma massagem aplicada às regiões tensas do aluno / paciente.

Escrito por: Wisllan Alves (Educador Físico)

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram
Fechar Menu