Você sabe o que é ATM?

A ATM é a articulação entre o osso temporal, que pertence à calota craniana, e o osso da mandíbula. Essa articulação é responsável pela nossa mastigação e auxilia na articulação da fala.

Ela pode sofrer dependendo do posicionamento postural, da mastigação unilateral, com aperto dentário e/ou bruxismo. As alterações nela podem gerar dores cervicais, de cabeça, no rosto e nas bochechas principalmente de manhã ao acordar, além de cansaço pelas noites mal dormidas.

 

A Osteopatia auxilia no tratamento das disfunções dessa articulação, reduzindo as tensões e ajustando o posicionamento funcional da mesma. Assim reduzimos o sintomas das dores relacionadas a ela. Nesse âmbito, a osteopatia também trata Bruxismo, aperto dentário, cefaleias, nevralgias dos nervos fasciais e é benéfica também nos transtornos de sono e ansiedade.

DICAS: Alguns hábitos podem ajudar no relaxamento dessa articulação no dia a dia, como por exemplo passar a língua por toda a bochecha e parte interna dos lábios ajuda a relaxar a musculatura interna da boca.

Outra coisa bem importante é lembrar sempre de não deixar os dentes cerrados, encostando os dentes superiores e inferiores, é necessário sempre lembrar de relaxar e a boca e deixar um espaço virtual entre eles. Conseguimos isso deixando a língua sempre posicionada no céu da boca.

Exercícios de relaxamento e respiratórios também são bem vindos para esses pacientes.

Escrito por: Renata Kahn (Fisioterapeuta e Osteopata)

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram
Fechar Menu