RPG

Criada há mais trinta anos pelo fisioterapeuta francês Philippe Emmanuel Souchard, a Reeducação Postural Global é um método de fisioterapia, exclusivamente manual e que dispensa o uso de aparelhos, para a correção e tratamento de patologias do sistema musculoesquelético.

Consiste em ajustamentos na postura para reorganização dos segmentos do corpo humano, permitindo a reorganização e o reequilíbrio dos músculos que firmam a postura. Identifica e alonga os músculos considerados responsáveis pela alteração postural.

Mais que tratar a doença, a RPG trata o indivíduo. Como cada pessoa reage de forma diferente a um determinado problema, a maneira de combatê-lo deve ser personalizada de acordo com as necessidades de cada um. Não existe restrição de idade para a sua aplicação, entretanto o tratamento precisa ser acompanhado por um fisioterapeuta com formação em RPG.

As principais doenças que podem ser tratadas com a RPG são: Dores lombares, cervicais e dorsais; dores nos pés e nas mãos, lesões por esforço repetitivo (LER); hérnias de disco; asma e bronquite; estresse; distúrbios digestivos e circulares; artrite, artrose, bursite e tendinite; estrabismo; incontinência urinária

Benefícios da RPG: Correção dos vícios de posturas inadequadas; melhora o aspecto estético e preventivo da má postura; alívio de dores na coluna; correção dos desvios posturais; atua na prevenção e tratamento de hérnia de disco; melhora da conscientização corporal; fortalece e alonga os músculos melhorando a respiração e a postura.

Fonte: www.fisioterapia.com