Liberação Miofascial

A Liberação Miofascial é uma técnica utilizada na fisioterapia, que busca relaxar a musculatura e tirar a tensão das fáscias (tecido conjuntivo de sustentação, que recobre todos os órgãos e músculos e permite mantê-los em uma correta posição e funcionamento, como o deslizamento dos músculos durante a prática de exercícios).

Através de aplicação de pressão em alguns pontos do corpo, consiste em manobras de bombeamento, um puxar-relaxar sucessivos de um segmento corporal, capaz de atingir todas as estruturas faciais nele contidas, até as mais profundas.Tal sequência possibilita o relaxamento muscular, a melhora da circulação e regeneração articular.

Muitas dores têm como origem a tensão miofascial, que leva a restrição do tecido e consequente diminuição do movimento de uma articulação. A manutenção da flexibilidade e da boa sinergia muscular junto a uma boa postura corporal parece ser a fórmula para prevenirmos muitos problemas que apresentam suas raízes no sistema ósteo-mio-articular, responsável pela movimentação e sustentação do nosso corpo.

 

Fonte: http://fisioterapia.com