Acupuntura

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é o nome dado aos conjuntos de técnicas da medicina tradicional usada na China há milhares de anos.

A MTC é usada como complemento ou como tratamento principal e tem como princípio básico a teoria da energia vital do corpo (QI) que circula através de meridianos que se conectam com os órgãos, reequilibrando a saúde espiritual, emocional, mental e física de uma pessoa.

O tratamento mais comum da MTC é a acupuntura, que é a estimulação de pontos do corpo, feita normalmente através da inserção de agulhas na pele. Mas ainda existem a fitoterapia chinesa, dietoterapia, auriculoterapia, moxabustão, ventosa e práticas físicas como o Thai Chi Chuan. O objetivo da MTC, além de tratar as doenças físicas e psíquicas, é também prevenir e promover a saúde.

São vários os efeitos da acupuntura, entre eles podemos destacar a analgesia, relaxante muscular, sedativo, ansiolítico, anti-inflamatório, melhora da imunidade, reparação tecidual, entre outros.

Principais indicações da acupuntura: Dor miofascial; Tendinites; Epicondilites; Dores crônicas; LER – DORT; Osteoartrose; Lombalgias; Cervicalgias; Fasciíte plantar; Esporão de calcâneo; Fibromialgia; Enxaqueca; Sinusite; Rinite; Desordens da ATM; TPM; Cólica renal; Disfunção sexual; Náuseas e vômitos; Paralisia facial; Analgesia dentária; Asma; Bronquite; Acne; Ansiedade; Depressão; Insônia; Estresse; Vertigens;  Espasticidade; Transtornos psicossomáticos.