#SEJASUAMELHORVERSÃO

Aqui você acompanha as postagens que fazemos sobre saúde e consciência corporal.

Falamos de todos os assuntos que engloba o bem estar e qualidade de vida.

  • Quiropraxia

    Para a organização Mundial de Saúde, é uma profissão que tem função de diagnosticar, tratar e prevenir quadros de desordens do sistema neuro-músculo-esquelético, (Sistema nervoso, muscular e ossos) e os efeitos que estas desordens causam na saúde em geral.

    A quiropraxia utiliza técnicas manuais que visam ajustar e/ou manipular as articulações com ênfase nas sub-luxações, e se diferencia de outros tratamentos pois não utiliza medicamentos e/ou quaisquer procedimentos cirúrgicos.

    A interação entre a coluna vertebral e o sistema musculoesquelético, é a essência da quiropraxia. O tratamento aborda áreas e regiões bem delicadas de nosso corpo como coluna, pescoço, costas e outras articulações em geral. Sendo assim, torna-se muito importante que busquem sempre profissionais especializados.

    Contudo, a quiropraxia serve para diversos tipos de dores como: dores no ciático, dores na pelve, dores no pescoço, dores nos ombros, dores nas costas, dores no braço, dores no quadril e dores de cabeça e enxaqueca.

    Fonte: www.fisioterapia.com

    continue lendo em Saiba mais
  • RPG

    Criada há mais trinta anos pelo fisioterapeuta francês Philippe Emmanuel Souchard, a Reeducação Postural Global é um método de fisioterapia, exclusivamente manual e que dispensa o uso de aparelhos, para a correção e tratamento de patologias do sistema musculoesquelético.

    Consiste em ajustamentos na postura para reorganização dos segmentos do corpo humano, permitindo a reorganização e o reequilíbrio dos músculos que firmam a postura. Identifica e alonga os músculos considerados responsáveis pela alteração postural.

    Mais que tratar a doença, a RPG trata o indivíduo. Como cada pessoa reage de forma diferente a um determinado problema, a maneira de combatê-lo deve ser personalizada de acordo com as necessidades de cada um. Não existe restrição de idade para a sua aplicação, entretanto o tratamento precisa ser acompanhado por um fisioterapeuta com formação em RPG.

    As principais doenças que podem ser tratadas com a RPG são: Dores lombares, cervicais e dorsais; dores nos pés e nas mãos, lesões por esforço repetitivo (LER); hérnias de disco; asma e bronquite; estresse; distúrbios digestivos e circulares; artrite, artrose, bursite e tendinite; estrabismo; incontinência urinária

    Benefícios da RPG: Correção dos vícios de posturas inadequadas; melhora o aspecto estético e preventivo da má postura; alívio de dores na coluna; correção dos desvios posturais; atua na prevenção e tratamento de hérnia de disco; melhora da conscientização corporal; fortalece e alonga os músculos melhorando a respiração e a postura.

    Fonte: www.fisioterapia.com

     

     

    continue lendo em Saiba mais
  • Fisioterapia

    A Microfisioterapia é uma técnica de terapia manual que visa tratar a causa primária da doença e não apenas seu sintoma. Capaz de identificar tecidos que perderam sua função e vitalidade normal após eventos agressores (traumas) ao organismo, a microfisioterapia estimula a autocura do organismo, para que o corpo reconheça o trauma e inicie o processo de eliminação da cicatriz patológica, regularizando as regiões corporais afetadas.

    Complementar à Medicina Tradicional, a microfisioterapia trata a mente e o corpo como um todo, do mesmo modo que a Homeopatia e a Medicina Tradicional Chinesa.

    A microfisioterapia promove o tratamento por meio de toques específicos sobre a pele, a fim de estimular o sistema nervoso a eliminar esses registros e restabelecer o equilíbrio físico e emocional. Esse processo tem como fundamento quatro princípios elementares: a autocura, a cicatriz patológica, a correção homeopática e a micropalpação.

    A técnica é aplicável em todas as idades, num objetivo terapêutico ou não, já que o tratamento pode ser curativo ou preventivo. É indicado para: Cefaleias e Enxaquecas; Depressão bipolar; Alergias e Dermatites; Dores físicas agudas e crônicas (lombalgias, ciatalgias, cervicalgias…); Traumas emocionais (perdas, abandonos, separações…); Traumas físicos (entorses, contusões, luxações, acidentes…); Fibromialgia; Fobias/Medos; TDAH; Ansiedade; Distúrbios do sono; Problemas hormonais; mau funcionamento dos órgãos internos (constipação, azia…); tiques nervosos; Prevenção de doenças.

    Fonte: http://fisioterapia.com

     

    continue lendo em Saiba mais
  • Acupuntura

    A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é o nome dado aos conjuntos de técnicas da medicina tradicional usada na China há milhares de anos.

    A MTC é usada como complemento ou como tratamento principal e tem como princípio básico a teoria da energia vital do corpo (QI) que circula através de meridianos que se conectam com os órgãos, reequilibrando a saúde espiritual, emocional, mental e física de uma pessoa.

    O tratamento mais comum da MTC é a acupuntura, que é a estimulação de pontos do corpo, feita normalmente através da inserção de agulhas na pele. Mas ainda existem a fitoterapia chinesa, dietoterapia, auriculoterapia, moxabustão, ventosa e práticas físicas como o Thai Chi Chuan. O objetivo da MTC, além de tratar as doenças físicas e psíquicas, é também prevenir e promover a saúde.

    São vários os efeitos da acupuntura, entre eles podemos destacar a analgesia, relaxante muscular, sedativo, ansiolítico, anti-inflamatório, melhora da imunidade, reparação tecidual, entre outros.

    Principais indicações da acupuntura: Dor miofascial; Tendinites; Epicondilites; Dores crônicas; LER – DORT; Osteoartrose; Lombalgias; Cervicalgias; Fasciíte plantar; Esporão de calcâneo; Fibromialgia; Enxaqueca; Sinusite; Rinite; Desordens da ATM; TPM; Cólica renal; Disfunção sexual; Náuseas e vômitos; Paralisia facial; Analgesia dentária; Asma; Bronquite; Acne; Ansiedade; Depressão; Insônia; Estresse; Vertigens;  Espasticidade; Transtornos psicossomáticos.

    continue lendo em Saiba mais
  • Liberação Miofascial

    A Liberação Miofascial é uma técnica utilizada na fisioterapia, que busca relaxar a musculatura e tirar a tensão das fáscias (tecido conjuntivo de sustentação, que recobre todos os órgãos e músculos e permite mantê-los em uma correta posição e funcionamento, como o deslizamento dos músculos durante a prática de exercícios).

    Através de aplicação de pressão em alguns pontos do corpo, consiste em manobras de bombeamento, um puxar-relaxar sucessivos de um segmento corporal, capaz de atingir todas as estruturas faciais nele contidas, até as mais profundas.Tal sequência possibilita o relaxamento muscular, a melhora da circulação e regeneração articular.

    Muitas dores têm como origem a tensão miofascial, que leva a restrição do tecido e consequente diminuição do movimento de uma articulação. A manutenção da flexibilidade e da boa sinergia muscular junto a uma boa postura corporal parece ser a fórmula para prevenirmos muitos problemas que apresentam suas raízes no sistema ósteo-mio-articular, responsável pela movimentação e sustentação do nosso corpo.

     

    Fonte: http://fisioterapia.com

    continue lendo em Saiba mais
  • Treino Funcional

    Funcional para Gestantes?

    O Funcional é uma modalidade que adapta seus treinos de acordo com as mais diferentes necessidades e tipos de pessoa, no caso de gestantes o princípio continua o mesmo, a qualidade do movimento humano. A mulher gestante precisa estar fazendo o acompanhamento médico e se for liberada pode dar início à atividade física. O educador físico precisa estar atento a alguns cuidados, o ideal é que a futura mamãe realize exercícios sem impacto e sem grandes compressões abdominais enquanto monitora frequentemente a frequência cardíaca.

    Gravidez não deve ser tratada como tabú e se você sentir vontade pode e deve manter-se ativa durante esse período.

    continue lendo em Saiba mais
  • Treino Funcional

    O que é Treinamento Funcional?

    O treinamento funcional está cada vez mais conhecido entre os que buscam à atividade física, e por conta da demanda, não é difícil encontrar informações sobre o treino. De qualquer forma é preciso tomar cuidado com a qualidade desse conteúdo que, assim como qualquer assunto que se torna popular, corre o risco de ser disseminado de forma errada.  Primeiramente o funcional não é complemento e sim um método de treinamento. Nesse método, que pode ser praticado ao ar livre em locais como parques ou praias, utiliza-se ferramentas como cones, bolas, escadas, cordas e uma ainda mais pessoal, o peso do próprio corpo. No entanto não são esses objetos ou o lugar escolhido que caracterizam o Funcional, na verdade, ferramentas que provoquem instabilidade durante os exercícios os tornam totalmente disfuncionais.  Mas então o que é o Funcional? Qual o seu conceito e no que está baseada a sua metodologia?  O Funcional visa treinar funções articulares, mobilidade e estabilidade para uma qualidade em movimento humano. Consiste em potencializar os padrões de movimento (agachar, levantar, empurrar, puxar e rotacionar) sempre tendo como  prioridade a QUALIDADE EM MOVIMENTAR-SE. Dessa forma o Funcional melhora o desempenho em esportes e a performance nas atividades rotineiras.

    continue lendo em Saiba mais
  • Nutrição

    Alimentação e Treino

    Quem nunca, depois de um dia de trabalho puxado, foi treinar e esqueceu de comer antes? Ou comeu alguma coisa muito pesada e passou mal durante o treino? Ou se sentiu “morta” e fadigada e achou que era por conta do dia exaustivo de trabalho? E acordou no dia seguinte toda dolorida e pensou: realmente não consigo treinar todos os dias! Quem já teve uma lesão durante o treino? Quem nunca parou para pensar: poxa, o dia todo eu como pouco , treino e não emagreço!

    É muito comum a maioria das pessoas responder SIM para muitas dessas perguntas!

    Parece besteira, mas uma boa alimentação influência em todos esses fatores (cansaço, recuperação muscular, lesão, rendimento, perda de gordura corporal, ganho de massa muscular e habilidade motora). A composição nutricional, o modo de preparo, a quantidade do alimento escolhido, o horário de consumo, a quantidade de agua ingerida durante o dia e durante o treino, têm influência direta sobre o seu rendimento. Se você se sente muito cansada, indisposta, tem dores musculares com frequência ou se machuca com facilidade, avalie sua alimentação, procure um profissional, pode fazer toda a diferença no seu dia a dia e nos treinos!

    Para atendimentos na Integra, agende via: 11.30315620.

     

    continue lendo em Saiba mais